A Pastoral Vocacional é um grupo essencial na Pastoral de Conjunto devido ao seu papel na comunidade. No que se refere a formação dos discípulos e missionários de Cristo, a Pastoral Vocacional ocupa um lugar particular. Ela acompanha cuidadosamente todos aqueles que o Senhor chama a segurá-lo na sua Igreja; no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado de leigo. A Pastoral Vocacional começa na família e continua na comunidade cristã. Deve dirigir-se as crianças e, especificamente, aos jovens para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto de Deus para cada um de nós. Isto se faz através de um acompanhamento que provoque um processo de discernimento.

A Pastoral Vocacional ajuda a despertar pessoas para os diferentes serviçs e ministérios leigos de que as nossas comunidades necessitam. Lembra a todos os vocacionados que o exercício de tal serviço ou ministério se dá por meio de um chamado de Deus.

Sonhamos com um serviço vocacional orgânico, missionário e gerador de processos evangelizadores. Uma animação capaz de despertar nas comunidades lideranças com mentalidade vocacional para integrar ou colaborar com o serviço às vocações. (GILSON. Luiz Maia, Animação Vocacional na América Latina. São Paulo, IPV, p.24).

Faça um comentário