“A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.” (Doc. 106, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB 36). Precisamos considerar ainda que a alma desse trabalho está na evangelização, como nos exorta o Documento 106: “A experiência do dízimo cresce conjuntamente com a qualidade da vida cristã, principalmente de seu aspecto comunitário. Tudo o que promove o crescimento da fé, promove o aprofundamento do dízimo” (p. 75). 

A Pastoral do Dízimo surgiu em 1974. Os bispos do Brasil lançaram o Estudo número 8, no qual desafiaram os fiéis católicos a proverem as necessidades da Igreja, de modo participativo e consciente. Além disso, determinaram que a gestão desses recursos não fosse exclusivamente do clero, mas contasse com a participação de leigos da comunidade. 

O dízimo “está relacionado com a experiência de Deus, que, por amor, entregou seu Filho por nós e por todo o mundo” (Documento 106, 8). Esta relação com Deus se concretiza a partir da oferta financeira, feita de modo generoso e deliberado. O fiel não partilha seu dízimo por um aspecto institucional somente, mas a partir de uma relação com “aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão.” (Doc. 106, 29). Estamos falando da dimensão religiosa do dízimo, que com as demais tornam ainda mais claro seu papel na vida da comunidade.

As maneiras de contribuir, segundo o Documento da CNBB 106, vão variar de acordo com cada Igreja particular, sendo importante que se unifique o sistema de recebimento e gerenciamento. É através do dízimo que a paróquia consegue manter suas obras de caridade e as despesas com o Templo.

Colocar esse tipo de serviço em andamento exige ações práticas que podem motivar e viabilizar o crescimento da evangelização, e consequentemente da arrecadação do dízimo. É um serviço extremamente delicado e exigente, que cuida da oferta dos fiéis feita, em primeiro lugar a Deus, em vista da evangelização e da assistência aos pobres, além de ser um meio de manutenção da vida da comunidade.

 

> Para mais informações, Clique Aqui.

Aguarde..