A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento que tem como objetivo receber bem e ir ao encontro das pessoas, buscando integrá-las nas celebrações, na vida comunitária ou na paróquia, para que possam ser membros vivos e atuantes no anúncio da Palavra de Deus.

Na missão de acolher os nossos irmãos, temos a oportunidade de apresentar Jesus às pessoas e de sermos anunciadores da boa nova que é Jesus Cristo, compartilhando nossa experiência do encontro com Cristo com todas as pessoas que estão ao nosso redor.

Em Rm 15,7 São Paulo fala aos Romanos “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu” nos mostrando que quando bem acolhemos vemos no nosso irmão a face amorosa de Jesus Cristo.

“Acolher o outro é acolher a Deus em pessoa”, nos diz Papa Francisco. (http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/migration/documents/papa-francesco_20150912_world-migrants-day-2016.html - Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2016)

E para proporcionar esta experiência acolhedora, estamos sempre dispostos a servir indo ao encontro do outro, nos colocando à disposição para ajudá-lo, fazendo com que se sintam amados e respeitados. Também é papel do agente acolhedor preparar um ambiente agradável para que todos possam bem participar das celebrações. A alegria, amizade e empatia são características fundamentais para o agente acolhedor. 

E é este espírito de disponibilidade que é destacado pelo evangelista em Mc 10,43-45: “Entre vós porém não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos. Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção de muitos.”

O Catecismo da Igreja Católica diz que Jesus é o enviado do Pai. Desde o princípio do seu ministério, “chamou a si os que quis, e dentre eles escolheu Doze, para estarem com ele e para enviá-los a pregar” (Mc 3, 13-14). A partir daquela hora, eles serão os seus “enviados” (é o que significa a palavra grega “apóstolo”). Neles, Jesus continua a sua própria missão: “Tal como o Pai Me enviou, assim Eu vos envio a vós” Jesus: “Quem vos acolhe, acolhe-Me a Mim”, disse Ele aos Doze (Mt 10,40). (CIC 858)

Por isso a nossa maior inspiração é Jesus Cristo que é o verdadeiro exemplo de acolhedor e missionário, sempre acolhendo a todos, sempre presente em nossas vidas e nos revelando o amor do Pai.

 

> Para mais informações, Clique Aqui.

Aguarde..