Uma das principais atrações da festa este ano é o cantor Bavini(dir.), filho de Sérgio Reis

A Paróquia Santo Antônio em Macaé convida a todos para a tradicional Festa em honra ao seu padroeiro, que tem início nesta quinta (13) e se estende até o domingo (16). Com atrações para todas as idades, a organização espera atrair um público superior a 10 mil pessoas ao longo dos 4 dias de atividades.

No dia dedicado ao Santo, os festejos têm início às 18h com procissão luminosa pelas ruas do bairro Visconde de Araújo, seguida de Missa e show com a cantora Lita Lopes. Na sexta-feira (14) é Bavini (filho de Sérgio Reis e ganhador de 2 Grammys) quem anima o público com canções do seu primeiro CD solo, que leva o seu nome. No sábado (15) a partir das 15h acontece a Tarde Kids, e, à noite, a macaense Andréa Martins canta sambas que atravessam gerações. No domingo (16) o almoço será embalado pelo grupo Regional Choro de Biguá e, à noite, as comemorações serão encerradas com o “Evangelizashow” do sacerdote franciscano Frei Zeca. Todos os dias haverá celebração de Missa em diversos horários.

Fiéis participam da missa durante a trezena de Santo Antônio

A dimensão adquirida pela tradicional Festa – que hoje integra o Calendário Oficial de eventos municipais –, fez com que a organização repensasse o impacto dos recursos descartáveis utilizados, decidindo em 2019 pela proibição dos copos e canudos de plástico.

Para o pároco, Padre Gleison Lima, a consciência ambiental é uma necessidade que deve ser objeto da reflexão de todos.

– Ser cristão é ter consciência de que o planeta é esta Casa Comum, onde preciso estar atento ao que utilizo, para que não se torne um prejuízo para o outro. Vivemos em uma realidade onde muitos recursos recicláveis e não recicláveis são descartados sem nenhum tipo de tratamento na natureza, e especialmente o plástico, que além de poluir, causa diversos outros impactos.- disse.

As barracas espalhadas pela praça estarão oferecendo pratos típicos de festas juninas e outras variedades.

Em março, a Câmara Municipal de Macaé aprovou projeto de lei que proíbe o uso e a distribuição, no comércio e em eventos, de canudos, copos, e outros itens descartáveis produzidos com plástico que não seja biodegradável. Embora a norma ainda não tenha entrado em vigor, a Paróquia antecipou-se por entender que a medida, de caráter ambiental, tem profundo impacto no meio-ambiente.

– Diante da proporção que a nossa Festa tomou ao longo dos anos, optamos em abolir o uso destes materiais como gesto concreto em prol da preservação ambiental. Por isso, teremos a disposição dos participantes canecas personalizadas, que poderão ser adquiridas e reutilizadas durante e após o evento – afirmou o Padre Gleison.

Presente na Festa de 2018, Frei Zeca está de volta e se apresentará no dia 16

Tendo como objetivo principal a arrecadação de fundos para a construção da nova Igreja Matriz, a comunidade promete oferecer às famílias macaenses momentos de lazer com segurança e muitas opções gastronômicas nas barraquinhas. Outra forma de ajudar é participando da “Ação entre Amigos” que sorteará no encerramento da Festa um carro 0km, uma moto 0km, uma viagem para Punta del Este (Uruguai) além de outros prêmios.

A Paróquia Santo Antônio está localizada na Travessa Padre Pedro, n. 671, no Visconde de Araújo em Macaé, e a programação completa da Festa pode ser acessada pelo site www.santoantoniomacae.com.br


Texto: Nathália Brígida/Pascom Santo Antônio

Fotos: Pascom Santo Antônio

Faça um comentário