No destaque, imagem em 3D da futura Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Macaé

Mais de 20 anos de história, evangelização e unidade: a Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Visconde de Araújo, em Macaé, é exemplo do que a comunhão pode realizar. Atualmente em obras, a comunidade tem a campanha do Metro QuadradoVamos juntos construir – como ferramenta para reunir os recursos financeiros destinados ao grande projeto de reconstrução da Igreja Matriz, que será ampliada para maior conforto e segurança dos fiéis.

Lançada em março de 2017, a campanha visa a formação de um fundo para a reconstrução da Matriz Paroquial, que foi interditada de forma definitiva em fevereiro deste ano. Pensada de forma a permitir a participação de todos, a campanha contempla a doação de valor referente a 1m² do preço global da obra (R$ 1.500), de forma única ou parcelada em até 30 meses (com doações mensais no valor de R$ 50). A continuidade da campanha é o que permite que as obras sejam realizadas, desde a demolição do atual templo, até a preparação das fundações e finalização do novo espaço.

Concluída a doação de cada m², o benfeitor recebe um certificado e uma réplica em madeira da imagem de Santo Antônio contendo uma relíquia de 3º grau do padroeiro, a qual foi doada à comunidade pela administração da Basílica dedicada ao santo em Pádua, na Itália. Caso o doador não resida em Macaé, tais lembranças serão entregues por via postal.

As homenagens aos benfeitores tiveram início em dezembro de 2018, com a entrega do certificado e da imagem do padroeiro Santo Antônio, réplica feita em madeira

Todos que colaborarem na campanha também ficarão eternizados no próprio local: isto porque os nomes dos benfeitores serão inscritos em um livro de registro próprio e na parede interna da fachada da nova Igreja Matriz, como forma de agradecimento e reconhecimento pela generosidade de cada um.

Infográfico: clique e confira todas as informações da Campanha

É importante ressaltar que mesmo as pessoas que não dispõem do valor integral podem contribuir com a reconstrução da igreja – seja espiritualmente, através das intenções em oração, seja materialmente a partir da doação de qualquer quantia. No entanto, apenas os participantes da campanha receberão a réplica em madeira, o certificado e a inscrição do nome.

A adesão é igualmente simples: basta preencher e entregar na secretaria paroquial a ficha correspondente, que pode ser obtida no local ou solicitada por telefone. Optando pelo parcelamento da quantia, o benfeitor poderá realizar a doação mensalmente de forma presencial, por boleto ou através de transferência bancária.

Para o Padre Gleison Lima, pároco da comunidade, a campanha permitirá a conclusão do prédio físico, e também a expansão de muitos trabalhos pastorais.

– Ao longo de 23 anos, a paróquia tem sido instrumento de transformação social. No ano de 2018, a título de exemplo, expandimos nossas atividades atendendo a mais de 240 crianças, jovens e adultos na Catequese, distribuímos mais de 300 cestas básicas a famílias necessitadas, batizamos 98 pessoas, atendemos a 100 gestantes com enxovais para recém-nascidos, entre inúmeros outros projetos das pastorais e movimentos. Se juntos conseguimos realizar tanto, nas condições de ausência de espaço e estrutura em que nos encontramos, quem dirá quando estivermos com a “casa arrumada”? – expressou.

Mais informações podem ser obtidas presencialmente junto à secretaria, que funciona na Travessa Padre Pedro, nº 671, Visconde de Araújo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h, por telefone (22-2772-5149 ou 22-99968-5149) ou por email (psa.metroquadrado@gmail.com).

Texto: Nathália Brígida/Pascom Santo Antônio

Faça um comentário