Renovar a fé através da Eucaristia, do Sacramento e da Conversão. O Tríduo Pascal, celebrado pela Paróquia de Santo Antônio na quinta (13), sexta (14) e no sábado (15), reafirma a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus como o verdadeiro caminho de transformação das nossas vidas, como comunidade católica e como filhos de Deus.
Ao celebrar a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, a celebração da Quinta-feira Santa marca os primeiros passos de Jesus na firmação da Nova Aliança, estabelecida a partir da sua entrega como Salvador do mundo, promovendo assim o reencontro da humanidade com Deus.
“O Tríduo Pascal representa a confirmação de todos os passos de Jesus como nosso Salvador, como a verdadeira Luz sobre a escuridão. Para que possamos viver plenamente essa Semana Santa, somos convidados a seguir seus passos, ao renovar a nossa fé e nos tornar pessoas novas, através desta Nova Aliança”, destacou Padre Gleison.
Ao refletir sobre o Evangelho, o Diácono Sérgio Catão, afirmou que ao instituir a Eucaristia, Jesus nos entrega a presença de Deus em nossas vidas, através do seu Corpo e Sangue.
“Falar da Eucaristia é falar da Páscoa. Jesus marca esse momento de uma forma inesquecível, porque sabendo que estava prestes a ser entregue, nos apresentou os gestos que nos acompanham em cada celebração no altar. Ele nos apresenta o Pai de uma perspectiva diferente. Ele faz provocações que nos faz mover, mexe em nossas vidas. A Nova Aliança é apresentar esse Deus que é amor”, disse.
A celebração da Quinta-feira Santa relembrou também o rito do “Lava Pés” realizado por Padre Gleison em pessoas da comunidade católica de Macaé homenageadas por desenvolver um importante trabalho na rede de Educação do município: Cássia Tavares, Patrícia, Janice, Janine, Ivone, Sônia Barcelos, Marileda, Fabiana, Bruno, Ilma e Irmã Carmelita.
A celebração do Tríduo Pascal na Paróquia de Santo Antônio contou também com a presença do Padre José Vítor, da Espanha, idealizador da Formação Educacional UP To You.
Sexta-Feira da Paixão
A Sexta-feira da Paixão reuniu, na laje da nova igreja em construção, a comunidade da Paróquia de Santo Antônio, num momento de reflexão sobre a dor de Jesus ao ser flagelado e humilhado durante a caminhada até o Calvário.
“A Paixão de Cristo não é sobre olhar apenas a morte, mas a vitória da vida. A Cruz de Jesus sempre teve um sentido maior. Era necessário demonstrar tudo aquilo que Ele passou para que todos nós tenhamos uma vida completa, ao conhecer os desejos de Deus. Às vezes caminhamos com cruzes vazias, porque sofremos sozinhos, presos a sofrimentos passados que não tem mais nenhum sentido! Reviver esse momento da Paixão é reencontrar respostas para os nossos sofrimentos. Contemplar a Cruz de Jesus é perceber o quão errado estamos em carregar cruzes vazias, sofrimentos desnecessários”, destacou o Diácono Sérgio durante a homilia.
Vigília Pascal
O Tríduo Pascal foi concluído no sábado, na celebração que marca o reconhecimento de Jesus como a Luz do mundo.
Iniciada com a benção do Círio Pascoal e seguida pela Proclamação da Páscoa, a celebração de sábado marca também o momento de reflexão necessária à busca contínua pela santidade através da conversão.
“Este dia tem como significado a busca da conversão pra que possamos comungar do Corpo e do Sangue de Jesus. O sentido do sábado começa pela descida do Crucificado e representa o amor do Senhor que desceu aos mortos para resgatar a todos nós. O batismo significa esse mergulhar, essa morte com Cristo para ressuscitar. Tudo aquilo que foi guardado, reprimido, deve ser deixado, e se renovar através da ressurreição de Jesus”, destacou o Diácono Sérgio.
Ao representar a “Vida Nova” garantida através da vitória de Jesus sobre a morte, a solenidade da Vigília Pascal contou também com a cerimônia do Batismo realizada por Padre Gleison. Diante da comunidade de Santo Antônio, Cláudia e Luiz Guilherme receberam o sacramento e foram saudados pelos irmãos em Cristo.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!