Por Pastoral da Comunicação/Paróquia Santo Antônio Macaé em 29/01/2022
Paróquia de Santo Antônio celebra o Natal de Jesus Cristo

Viver a conversão e praticar o Bem. O Natal de Jesus Cristo, celebrado pela Paróquia de Santo Antônio nos dias 24 e 25 de dezembro, renova a alegria do povo católico em louvar a presença de Deus junto à humanidade.

Ao marcar o nascimento do Nosso Salvador, a noite de Natal apresenta os significados e caminhos que reforçam o nosso propósito de assumir Jesus Cristo como o Centro das novas vidas, convidando a todas as famílias a praticar a humildade e compaixão, ensinadas pela história da Sagrada Família.  

“A beleza desta noite toca o nosso coração porque Deus vem ao nosso encontro. Deus se faz criança para que possa ser amado, para que possamos também tê-lo em nossos braços, em nossas mãos. Hoje o Senhor tem um encontro com a humanidade. Nasceu hoje o nosso Salvador”, destaca Padre Gleison.

Ao apontar as características que marcam o Natal, Padre Gleison reafirma o propósito de Deus em oferecer a humanidade o caminho da Salvação, ao receber Jesus como o Pão Vivo nascido através da simplicidade, do amor e da partilha.

“Não havia local para que Jesus pudesse nascer. Maria deu à luz ao nosso Salvador no lugar mais simples que existia, cercado de amor e de humildade. E nesta noite, nos perguntamos se na nossa ceia de Natal tem um lugar para Jesus? Qual é o lugar que reservamos para que o Salvador seja celebrado? E não é por acaso que Jesus nasce em um lugar que se chama Belém, Casa do Pão. Ele nasce na manjedoura, no lugar onde os animais se alimentam. Ele é o alimento para nós, através do pão vindo do Céu, o pão da Eucaristia. Nada que Deus faz é por acaso”, destaca o Pároco. 

Na homilia, Padre Gleison também nos convida a celebrar o Natal a partir do seu real significado. 

“Esta noite Santa tem todo o sentido, quando conseguimos olhar não só para festejo, mas quando percebemos que tudo foi pensado neste dia. Esse Jesus que é alimento, que é o pão da vida, muda por completo a nossa a vida, através da conversão. Nós temos a capacidade de transformar o mundo através do Bem. E nós, que somos cristãos, temos a obrigação de fazer o bem. Mas ainda insistimos em fazer o mal. Nós escutamos a palavra de Deus, recebemos Jesus na Eucaristia, por isso, precisamos viver a conversão e seguir o bem, praticar o bem. Esse Deus que se fez homem, nasceu na manjedoura, como o pão vindo do Céu, viveu pregando o bem e morreu para nos Salvar. Tudo isso não foi em vão”, afirma. 

Celebrar o Nascimento de Jesus 

Na missa do dia 25 de dezembro, Padre Gleison utiliza o texto de João para reforçar o verdadeiro compromisso que precisamos assumir diante da presença de Deus entre a humanidade. 

“Diz o texto: veio para o que era seu e os seus não o acolheram. Mas aqueles que receberam, receberam a capacidade de ser filhos de Deus. Eu pergunto: qual foi o lugar que Jesus encontrou e ocupou na sua noite de Natal? Temos tempo e espaço, no nosso coração, para Deus? Quando não damos tempo para ouvir a palavra, para receber a Eucaristia, rejeitamos o Senhor e a nossa salvação. Parece que as coisas para Deus nunca são urgentes”, alerta.

O Pároco da Paróquia de Santo Antônio destaca também a partilha como um dos principais ensinamentos marcados pelo nascimento de Jesus. 

“Celebrar o Natal é a oportunidade que nós temos para celebrar o tu, superando o egoísmo, o eu, que faz parte da essência humana. Tudo foi feito por Deus, para nós, dado por Ele a nós. Pensar em que comemos ontem, e no que doamos hoje, é fazer a experiência de que, de fato, acolhemos o real significado do nascimento do nosso Salvador. Quando permitimos que Deus entre em nossa vida, somos realmente felizes. Onde não há a glorificação de Deus, não há paz. E hoje temos a oportunidade, através da conversão, de sermos o instrumento da paz”, afirma Padre Gleison.

Foto: Pastoral da Comunicação/Paróquia Santo Antônio Macaé.

*Matéria escrita no dia 29/12/2021.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..