Por PASCOM em 11/03/2022
Missa de Cinzas marca início da Quaresma na Paróquia de Santo Antônio

Oração, caridade e jejum. Diante das três colunas da Quaresma, a Paróquia de Santo Antônio celebra a Missa de Cinzas e inicia nesta quarta-feira (2) o novo tempo de penitência, purificação e de conversão. 

 

Período de silêncio e reflexão, a Quaresma fortalece a nossa união a Deus e o nosso compromisso com a Igreja Católica, ao provocar atitudes necessárias à nossa caminhada rumo a Santidade. 

 

“Não é fácil crescermos na Santidade. É necessário que sejamos purificados dos nossos pecados e nos empenhar na penitência. Não basta ir à Missa de Quarta-feira de Cinzas e se sentir a pessoa mais santa e purificada”, destaca Padre Gleison 

Na homilia, o pároco ressalta a importância do tempo como essencial para que possamos alcançar os objetivos da Quaresma.

 

“Em muitos momentos das nossas vidas, precisamos de tempo para que as coisas aconteçam. Mas por que para as coisas espirituais, de Deus, queremos para agora? E tem que ser já! Que esse tempo da Quaresma seja um grande momento de retiro, para acompanharmos Jesus de perto. E três maneiras são necessárias neste processo: a oração, jejum e a caridade”, aponta Padre Gleison.

 

Através das três colunas da Quaresma, Padre Gleison nos ensina a praticar gestos concretos como cristãos focados em nos aproximar de Deus, ajudar o próximo e nos tornar mais humanos. 

 

“A oração nos une a Deus. Quem ama pouco, reza pouco. Quem ama muito, reza muito. Neste tempo, é preciso intensificar as nossas orações e crescer na intimidade com Ele, através da oração que nos faz mais santos e humanos. A caridade nos faz abrir mão de nós mesmos para estender ao outro, vencer o egoísmo e servir ao outro. O jejum, a terceira coluna deste tempo nos torna mais humanos e nos ajuda a pacificar o nosso coração, as nossas paixões, moderar a nossa língua, em nome de um propósito muito maior”, explica o Pároco. 

 

Na homilia, Padre Gleison nos ensina também a buscar interseção de Nossa Senhora e Nossa Mãe para buscarmos junto a Jesus Cristo o auxílio para vivermos a melhor Quaresma das nossas vidas.

“Que esta Quaresma que começa hoje seja diferente, a melhor que já vivemos em nossas vidas. Coloque algo a mais, como determinação e humildade. Jejum, oração e caridade, gestos concretos que nos aproximam mais de Deus, que ajuda o próximo e nos faz melhor como seres humanos e como cristãos”, destacou.

 

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação/Paróquia Santo Antônio Macaé.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..