Por Pierre Carvalho (PASCOM) em 03/06/2023
Encontro da PASCOM do Vicariato Litoral

  Imagem: Pierre Carvalho (PASCOM - PSA)

Encontro da PASCOM do Vicariato Litoral fortalece a comunicação nas paróquias.

        No último sábado (03/06), ocorreu no auditório da Paróquia Santo Antônio, em Macaé, o encontro da Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Vicariato Litoral da Diocese de Nova Friburgo. O evento foi dirigido pelo Padre Bruno de Freitas, pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças  (do bairro Lagomar) e Assessor Vicarial da PASCOM. O Padre Gleison Lima, Vigário Episcopal do Vicariato Litoral e pároco da Igreja de Santo Antônio, também esteve presente no encontro, reforçando a importância da PASCOM no contexto da evangelização e comunicação dentro da Diocese.

        Após uma oração inicial, Padre Bruno solicitou que representantes de cada paróquia presente compartilhassem suas experiências sobre como a Pastoral da Comunicação vem desempenhando suas funções, bem como os desafios e projetos de cada comunidade. Durante o encontro, diversos assuntos foram abordados visando fortalecer a comunicação e promover a evangelização atavés dos meios de comunicação.

        Uma das questões tratadas foi a necessidade da escolha de uma nova coordenação vicarial para a PASCOM, a fim de impulsionar e coordenar as ações comunicativas nas paróquias do Vicariato Litoral. Além disso, discutiu-se a criação de um calendário de eventos para 2024, a fim de programar atividades que envolvam as paróquias e as comunidades.

        Outro ponto abordado foi a importância da escolha de representantes para participação nos próximos encontros regionais e nacionais, objetivando compartilhar experiências, aprender com outras realidades e fortalecer a atuação da PASCOM no âmbito diocesano.

        Foi destacada a necessidade de trabalhar nas paróquias o documento "Rumo à presença plena: uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais", elaborado pelo Dicastério para a Comunicação, que tem como objetivo orientar a utilização eficaz das redes sociais, respeitando a mensagem cristã e evangelizando por meio das plataformas digitais.

        Foi ressaltada, ainda, a importância de formações para as equipes da PASCOM, promovendo encontros com profissionais da área de comunicação, a fim de aprimorar habilidades e conhecimentos necessários no desenvolvimento de um trabalho eficiente e atualizado.

        Outra proposta discutida foi a organização de um retiro em 2024, proporcionando momentos de espiritualidade e reflexão para os agentes pastorais da comunicação.

        A reunião da PASCOM do Vicariato Litoral da Diocese de Nova Friburgo foi um momento de troca de experiências e planejamento estratégico para fortalecer a atuação da Pastoral da Comunicação nas paróquias, impulsionando a evangelização e a promoção da fé por meio dos meios de comunicação.  A próxima reunião ficou agendada para dezembro de 2023.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..