 Com Festa celebrada em 23 de agosto, Santa Rosa de Lima é a padroeira da América Latina, Filipinas e Peru

“Bonita como uma rosa!” Desde jovem, a terceira filha de uma família aristocrática peruana, batizada como Isabel Flores, incomodava-se com as possibilidades de uma vida baseada na aparência e no conforto material, dado que a sua beleza sugeria um casamento arranjado, como era comum por volta de 1590.

“Cristo é a minha força, a oração é meu baluarte, a fé é meu escudo” (Santa Rosa de Lima)

Embora o apelido “Rosa” tivesse se estabelecido na comunidade em que vivia, a jovem decidiu que não queria mais ser chamada dessa forma: cortou os cabelos, e por sua grande humildade decidiu construir uma cela, no quintal da casa de seus pais, onde viveria recolhida em oração. Foi quando Nossa Senhora a surpreendeu com uma visão espiritual, dizendo que muito agradava a Deus o nome, e que deveria continuar se chamando Rosa, porém Rosa de Santa Maria.

A exemplo de outros santos e personagens bíblicos, a Santa teve seu nome alterado após estes acontecimentos. Sua vida de oração e dedicação religiosa fez com que realizasse um voto de castidade perpétua, e ainda consagrar-se a Deus pela Terceira Ordem Dominicana.

Santa Rosa teve uma verdadeira filiação espiritual à Santa Catarina de Sena, que era a sua grande inspiração mística, e cuja vida foi bastante semelhante. “Os santos têm parentescos espirituais uns com os outros, ou seja, são gerados pelos outros não somente como modelo e exemplo, mas como presença, pois um Santo quando vai para Deus está presente em nossas vidas como intercessor” (Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior).

Avançando e aprofundando a sua vida enclausurada, a jovem vivia em penitência, com jejuns e dolorosos cilícios, sempre servindo aos que necessitavam, especialmente a índios e negros doentes. Levava sobre a cabeça um estreito cinto de prata, cujo interior estava cheio de pontas, como uma espécie de coroa de espinhos, e dizia: “Senhor, Vossa cruz é muito mais cruel que a minha”.

Devota do Menino Jesus, Santa Rosa foi coroada por Ele com a grinalda de rosas que se tornou seu símbolo

Segundo relatos, inclusive do seu confessor, o frei Juan de Lorenzana, Rosa recebeu de Deus o dom dos milagres. Era visitada pela Virgem Maria e pelo Menino Jesus, que repousou certa vez entre seus braços e a coroou com a grinalda de rosas que se tornou seu símbolo. Esta é, inclusive, uma curiosidade: Rosa de Lima é a única santa retratada com o Menino Deus em seus braços, graça que foi alcançada pela sua devoção e inteira disponibilidade ao Senhor.

Santa Rosa de Lima foi primeira pessoa nascida no continente americano a ser canonizada pela Igreja Católica Romana, isto em 1671 e foi declarada como padroeira da América Latina, Filipinas e Peru. A ela são atribuídos milagres de curas, de conversões, de propiciações de chuvas e amenizações do clima. Todos são unânimes em admitir que suas orações impediram a invasão de Lima por piratas holandeses em 1615.

Dela, disse o Papa Bento XVI: “De certa forma, essa mulher é uma personificação da Igreja da América Latina: imersa em sofrimentos, desprovida de meios materiais e de um poder significativo, mas tomada pelo íntimo ardor causado pela proximidade a Jesus Cristo”.

Santa Rosa de Lima, rogai a Deus por nós!

Texto elaborado por Nathália Brígida/Pascom Santo Antônio

Fontes:
https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-santa-rosa-de-lima-a-primeira-santa-da-america-99259
https://padrepauloricardo.org/episodios/festa-de-santa-rosa-de-lima-mmxvii
http://revistacatolica.com.br/ensinamentos/historia-dos-santos/santa-rosa-de-lima-padroeira-da-america-latina/
https://santo.cancaonova.com/santo/santa-rosa-de-lima-primeira-santa-da-america-do-sul/
https://pt.aleteia.org/2018/08/23/oracao-a-santa-rosa-de-lima-primeira-santa-das-americas-para-pedir-forca-espiritual/
https://www.a12.com/redacaoa12/santuarios/santuario-de-santa-rosa-de-lima
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/santa-rosa-lima.htm
https://www.youtube.com/watch?v=L1Re7fe8voE

Faça um comentário