Entre os dias 13 e 16 de junho, mais de 10 mil pessoas participaram da Festa de Santo Antônio

As festas juninas começaram em Macaé: a Paróquia Santo Antônio deu início às celebrações em honra ao seu padroeiro no último dia 13, inaugurando uma sequência de quermesses que se estendem até o final do mês. Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram os 4 dias de programação.

A Missa campal foi presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Litoral, Padre Gleison Lima, e concelebrada por padres convidados

No dia dedicado a Santo Antônio, as atividades começaram às 18h com procissão luminosa pelas ruas do bairro Visconde de Araújo. A novidade foi uma banda, formada por diversos músicos macaenses, que acompanhou os fieis no trajeto. Cerca de 2 mil pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo Padre Gleison Lima, Vigário Episcopal do Vicariato Litoral e pároco da comunidade, e concelebrada pelos padres Wander Luiz Dias, Marco Zanco, José Luis Bustamante, Sérgio Vitorino, Fábio Felippe e Jorge Moreira.

Durante a homilia, o Padre Sérgio Vitorino (pároco da Paróquia São José Operário) ressaltou os títulos conferidos ao padroeiro e exortou: “Ser santo é a excelência cristã que devemos buscar!”

A cantora Lita Lopes estreou no palco da Festa e contagiou os presentes com um show permeado por canções tipicamente juninas, passando pelo forró e outros gêneros dançantes.

Lita Lopes estreou no palco da Festa e contagiou o público com show dançante

Na sexta feira, a Missa foi presidida pelo Pe. Wanderson Mozer, pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Nova Friburgo. Em sua homilia, abordando o evangelho de São Mateus (Mt 5, 27-32), destacou aos fiéis sobre a terceira pessoa da Santíssima Trindade – O Espírito Santo – e seu papel na Igreja. No tempo celebrativo do santo “casamenteiro”, falou ainda sobre a importância do namoro e a fidelidade no matrimônio.

Filho de Sérgio Reis e vencedor de dois prêmios Grammy, Bavini cantou clássicos e trabalhos autorais

Logo após a missa, o cantor Bavini subiu ao palco principal apresentando canções do seu disco homônimo. Filho de Sérgio Reis e vencedor de dois prêmios Grammy, o músico trouxe ainda releituras de sucessos da música brasileira eternizadas por Roupa Nova, Renato Teixeira, Zé Ramalho, Jair Rodrigues. Ao final da apresentação, em um momento emocionante, Bavini homenageou o pai, Sérgio Reis, cantando “Menino da Porteira” acompanhado por sua banda cheia de sintonia e por 5 instrumentos de corda.

No sábado, os pequenos puderam realizar diversas atividades coordenadas pela equipe da catequese paroquial, sendo o ápice a quadrilha das crianças, que empolgou pais e familiares. Convidado conhecido da comunidade, o Padre Alexandre Guidio (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Casimiro de Abreu) foi o celebrante da noite.

 

Tarde Kids: coordenada pela equipe da catequese paroquial, várias atividades foram oferecidas às crianças

As quadrilhas Lua de Prata e Roceiros da Projetada abrilhantaram a festa, com coreografias precisas que cativaram os presentes. Com cores vibrantes nas roupas e acessórios, as apresentações envolveram a plateia do início do fim. A macaense Andréa Martins encerrou as atrações do dia com sambas clássicos, eternizados nas vozes mais marcantes da música popular brasileira. Com muito carisma e simpatia, a cantora fez com que todos dançassem e cantassem em mais de 2h de show.

A macaense Andréa Martins colocou o público para sambar com clássicos eternizados pela MPB
Centenas de pessoas participaram da Solenidade da Santíssima Trindade, presidida pelo Frei Zeca

O dia do Senhor foi iniciado com Santa Missa presidida por Frei Zeca, sacerdote sergipanoatualmente em Maringá/PR. Reunindo centenas de pessoas,  ancorou a pregação na beleza divinal que é o mistério da Santíssima Trindade, solenidade celebrada na data.

Com almoço na praça ao som do grupo Regional Choro do Biguá, a tarde teve ainda um amistoso “binguinho” para que os fieis confraternizassem como verdadeira família cristã.

O pároco, padre Gleison Lima, celebrou a última missa do dia, às 19h, agradecendo a todos que participaram de mais uma edição da Festa de Santo Antônio.

– É uma alegria e honra presidir esta missa que encerra a Festa do nosso padroeiro. Quero agradecer a todos os patrocinadores, voluntários, sacerdotes convidados e a cada de um vocês em particular, que estão aqui, e que tornaram a realização da nossa festa possível. Toda a renda obtida nestes dias será revertida em prol das obras da nova Igreja Matriz, e tenho certeza que a nossa união e fé, tornará essa construção realidade em tempo breve – encerrou, aplaudido.

O “Evangelizashow” do Frei Zeca foi a última atração a subir ao palco, em que, com canções autorais no ritmo do forró, a mensagem de fé e santidade foi transmitida pelo padre. Ao final, com uma breve oração pelos presentes, pelas famílias e pela juventude, o padre despediu-se.

Frei Zeca retornou a Macaé e promoveu um “Evangelizashow” para todas as idades

Ao final, o Padre Gleison e a equipe da Ação entre Amigos realizaram o sorteio dos números, cujos ganhadores podem ser conhecidos através das redes sociais da paróquia no facebook e instagram.

Texto: Nathália Brígida/Pascom Santo Antônio

Fotos: Pascom Santo Antônio

 

 

Faça um comentário